terça-feira, 3 de julho de 2012

PROGRAMA JOVENS URBANOS - TRAMA - TARDE - QUARTA SEMANA


Os temas que foram propostos  - Quem sou eu? De onde vem o mundo?  - ainda foram importantes para a quarta semana do Programa Jovens Urbanos Tarde do Inforedes.

Realizamos uma roda para que cada um dissesse momentos de bullying que já sofreu e como saiu da situação. Chegamos a conclusão que, muito embora, passar por uma situação vexatória não seja algo bom, isso fortalece a pessoa.

Fizemos uma dinâmica das cartas. Cada um escreveu sobre um situação e lacrou a carta. Numa próxima saída vamos entregá-la as pessoas nas ruas, como uma forma de ajudá-las num momento triste.

Jovens Urbanos Inforedes escrevem histórias verdadeiras de superação

A primeira exploração dessa semana foi para ver a exposição NASA| MUITO ALÉM DA VISÃO na Caixa Cultural Sé.


Essa exposição foi importante para indagarmos DE ONDE VIEMOS? A turma teve uma assessoria da monitora Renata que explicou, de forma bem divertida, sobre o nascimento das estrelas, dos anéis de saturno, do eclipse lunar e solar e sobre as galáxias.

Jovens ouvem com atenção a Monitora Renata da Caixa Cultural Sé

Observação sobre textura da Lua

Anéis de Saturno - Monitoria bem humorada

Milharal visto do espaço: cores que correspondem ao real



Jovens na Caixa Cultural Sé: arquitetura luxuosa

Em seguida, conhecemos o marco zero de São Paulo - o ponto que marca as kilometragens das ruas em relação ao centro e ainda passamos na Catedral da Sé para conhecê-la por dentro e por fora.


Jovens conhecem a Catedral da Sé: arquitetura que empolga pelas dimensões


Marco Zero de São Paulo visto de longe

A segunda exploração foi para ver a exposição CÂMERAS FOTOGRÁFICAS ANALÓGICAS DE 1920 A 2000.

Colecionador Mario Bock expõe mais de 60 câmeras fotográficas


Nessa exploração ainda vimos a exposição MEMÓRIAS DO RITO - TRADIÇÕES POPULARES ITALIANAS.



Foi interessante para abordar o jovem sobre como ele vê o mundo e as pessoas sob uma única ótica e o quanto é importante passarmos por ritos para crescimento pessoal e profissional - desvencilhando o tema da exposição que é mais religioso. Ainda exploramos o SESC Vila Mariana: a estrutura, os elevadores, hall, atendimento: e importante: o caminho do metrô até chegar no SESC. Uma outra região de São Paulo. Foram apontados assuntos como: quase não vi lixo no chão, o silêncio do bairro, as pessoas que mal olham umas para outras.

Jovens observam câmeras antigas








Nenhum comentário:

Postar um comentário