sábado, 16 de junho de 2012

PRODUÇÃO DE TEXTOS SOBRE AS EXPLORAÇÕES: 1

JOVENS URBANOS - TARDE


Portinari: uma vida entre Guerra e Paz 

Por Thamara Coelho

No dia 29 de dezembro de 1903, nascia em Brodowski (SP) um dos maiores artistas plásticos da América do Sul: Cândido Portinari. No ano de 1952 teria um pedido, o qual terminaria em nove meses, sendo a maior tarefa de sua vida: dois painéis de 14 metros de altura com 10 metros de largura, feitos inteiramente pelo artista que utilizou de tintas proibidas para a realização da obra, essas que trouxeram graves consequências à sua saúde. E assim se concretizou Guerra e Paz. 

“A luta pela Paz é uma decisiva e urgente tarefa. É uma campanha de esclarecimento e de alerta que exige determinação e coragem. Devemos organizar a luta pela Paz, ampliar cada vez mais a nossa frente anti-guerreira, trazendo para ela todos os homens de boa vontade, sem distinção de crenças ou de raças, para assim unidos, os povos do mundo inteiro, não somente com palavras mas com ações, levar até a vitória final a grande causa da Paz, da Cultura, do Progresso e da Fraternidade entre os povos" declara o artista numa mensagem enviada à Conferência Cultural e Científica para a Paz Mundial em NY, em 1949, que foi convidado, mas por ser comunista não recebeu o visto dos Estados Unidos da América e não pode comparecer.  

Diante de tanta história, nós do Jovens Urbanos, não poderíamos deixar de apreciar essa obra que foi um presente do Governo Brasileiro para a ONU. Todos muito entusiasmados, saímos no mês de Março/2012 para a realização da visita à exposição que está no Memorial da América Latina até o dia 21/ Abril. Guiados por nosso instrutor, Siva Nunes, tivemos um dia empolgante e construtivo, saindo do ponto de encontro por volta do 12:30 e retornando às 20 horas cujas sabias palavras de Estter Lima, aluna do curso,  "foi um dia exaustivo, mas valeu muito à pena" sintetizou o dia.

Um comentário:

  1. Parabéns Thamama pelo texto.
    Um ótimo relato sobre a exploração, com informações precisas e bem escritas.

    Vandei
    Cenpec

    ResponderExcluir