terça-feira, 10 de julho de 2012


PRODUÇÃO DE TEXTOS SOBRE AS EXPLORAÇÕES: 3

JOVENS URBANOS – TARDE



Emoção Art.Ficial 6.0
“Desafios da arte digital e tecnológica”

Por Roben Nelson

Totalizando 10 obras, a Exposição reforça a estreita relação entre arte tecnológica e interatividade. E a pergunta que fica “será que arte e tecnologia podem caminhar juntas?”

Muitos adeptos veem arte apenas, naquilo que é antigo. No entanto, em sua sexta edição Emoção Art.Ficial, vem com a proposta de aproximar a arte das novas mídias tecnológicas. Já que estamos entrelaçados a tecnologia, por que não utilizá-la em conjunto com a arte?

Ao encontro com obras como “The Mimetic Starfish” de Richard Brown (Inglaterra) e “Face Music” por Ken Rinaldo (EUA), fica mais do que claro que arte e tecnologia formam um casamento perfeito! Diferentemente da arte tradicional, não interagimos de forma singular com este universo, ele interage conosco. Por trás da obra, existe um organismo processador, inteligente, programas de computador capazes de trazer com outros olhos o que já era conhecido.

Algumas obras surpreendem pela força estética. Como “Exploded View” do artista norte americano Jim Campbell, que aparentemente comparamos a uma simples cortina de luzes, porém ao nos afastarmos um pouco, e possível notar formas que caminham em meio a obra (sombras em forma de pessoas). Outras priorizam a interatividade com o meio. “iFlux” por Silvia Laurentiz e Martha Gabriel, processa elementos do ambiente, como o calor, o som, e variações de temperatura, em forma de imagens de fluxo corrente.

Em meio a obras de artistas internacionais e nacionais, o Brasil está representado na mostra, com três instalações inéditas, “Você Não Está Aqui” (Gisele Beiguelmam e Fernando Velásquez), “Fala” (Leonardo Crescente) e “iFlux” (Silvia Laurentiz e Martha Gabriel).

A Mostra fica em cartaz de 30 de maio a 29 de julho de 2012. Não perca a oportunidade de conhecer. Nós do Projeto Jovens Urbanos (PJU), já estivemos presentes. Vale à pena conferir!





Nenhum comentário:

Postar um comentário