sexta-feira, 6 de julho de 2012

PROGRAMA JOVENS URBANOS - TRAMA - TARDE - QUINTA SEMANA


Começamos a semana com empolgação sobre as explorações anteriores. Realizamos um pequeno bate-papo sobre o que foi bom e o que não foi bom e quais rumos tomar para as próximas. Importante não repetirmos os mesmo erros.

A primeira atividade proposta foi a partir do mapa de São Paulo, procurar em que região a comunidade está inserida e, se possível, achar o bairro. Em seguida, com recorte de revistas, escolher as figuras, frases, palavras, propagandas, personalidades que mais parecem com São Paulo. Imagens que possam traduzir o sentimento de estar na metrópole da garoa bem como o que a cidade oferece, também, de ruim. Virtudes e problemas paulistanos.

Depois de escolhidas as imagens, cada um escolheu uma cor de sulfite para colá-las e em seguida, aquela partícula de visão sobre a cidade, foi colocada ao lado do mapa central fazendo uma moldura.

Atenção no recorte:
São Paulo como colcha de retalhos



Entretenimento, política,
bairros ricos e pobres, tecnologia



Beleza, juventude, velhice,
transporte, poluição


No final, pensamos sobre como cada um enxerga São Paulo e a colcha de retalhos que a tarefa foi reflete-se no mapa.

Resultado das visões particulares no macro

Como resultado das discussões sobre São Paulo explorar o Itaú Cultural com a exposição Art.Ficial 6.0 que contempla a Bienal Internacional de Artes e Tecnologia foi importante para verificarmos o quanto a tecnologia, as máquinas estão no nosso dia-a-dia bem como criamos necessidades para utilizá-las. 



A Pauta para essa exploração foi: Emoção artificial? Humano Cibernético? Tecnologia a favor ou contra o homem? O quanto cada um utiliza a tecnologia para construir sua própria imagem. O que é ser virtual? Quem vocês são na realidade correspondem aos perfis virtuais das redes sociais?


Estrela do Mar que "sente" por meio de sensores







Mó Zica, Professor!








Me sinto vendo estrelas bem próximas de mim




A Segunda exploração que fizemos foi para o Museu Afro Brasileiro no Ibirapuera. E depois aproveitamos que tínhamos um tempinho e curtimos o parque. Os temas para essa exploração foram: O que é ser negro no bairro onde mora? Preconceito racial. Quais religiões podem ser consideradas tipicamente negras? Relação Brasil e África. O que cada um temos de negro. 









 









                                   

















Nenhum comentário:

Postar um comentário