sexta-feira, 1 de junho de 2012

PROGRAMA JOVENS URBANOS - TRAMA - TARDE - PRIMEIRA SEMANA



Começamos a semana com novos integrantes. Os deixei a vontade para que sentissem a dinâmica do grupo e para que o grupo pudesse observá-los e integrá-los. Foi bem tranquilo. Conversei com todos sobre a importância de aceitar o outro e de ouvir e dar voz. E que no Programa Jovens Urbanos não se pratica nenhum tipo de bullying.

Sobre as atividades:

Lemos, coletivamente,  o primeiro capítulo do livro O MUNDO DE SOFIA de Jostein Gaarder. De início apresentei o livro e o porque estava levando ele para o grupo e principalmente que foi um livro que mudou muito o meu modo de pensar e de estar no mundo. Aproveitei e disse que o li quando tinha a idade deles.



Logo no primeiro capítulo a personagem Sofia Amundsen recebe duas cartas com dois questionamentos:

QUEM É VOCÊ?
COMO SURGIU O MUNDO?

Por intermédio dessas duas questões tão pessoais e filosóficas, começamos um bate papo sobre o que somos, o que queremos ser e qual nossa visão do mundo.

Surgiram questões como: o modo que o outro me vê determina minha personalidade? É preciso pensar e agir e me vestir igual ao outro para ser aceito? O que serei daqui há 10 anos? Como o mundo foi criado?

Depois sugeri uma atividade de construção de um boneco de papel kraft que indicará o futuro - dez anos.

Para tanto, pedi para se separassem em duplas e cada um tinha que desenhar o contorno do corpo do outro  no papel: podia escolher entre o corpo inteiro, plano americano (dos joelhos para cima), ou dorsal (das costelas para cima). Entreguei os materiais: diversos: canetinha, cola, tesoura, lápis, tecidos, diferentes papeis e começaram a importante tarefa:
















                                              



                                            
















Depois fizemos uma exposição de todos os trabalhos na parede da sala. Para que verificassem a diversidade de profissões, de ideias e principalmente, para sentirem, na prática, a busca por alternativas e estratégias para chegarem onde queriam. Ficou assim:



                                  










Nenhum comentário:

Postar um comentário