terça-feira, 29 de maio de 2012


PROGRAMA JOVENS URBANOS - TARDE - 2º DIA E 3º DIA


Em roda recapitulamos sobre a aula anterior, o que gostaram o que não gostaram. E começamos o dia para falar sobre o pertencimento ao grupo. Intitulamos algumas regras para todos:

Que o grupo é um lugar de não preconceitos
Que o grupo é um lugar de não julgamentos
Que é um lugar de ideias
Que é um lugar de ideias coletivas
Que é um lugar de histórias de vida
Que é um lugar de memórias
Que é um lugar que não admite palavrões e grosserias
Que é um lugar para que todos tenham poder de voz e de escuta
Que é um lugar para todos portanto devemos fazer um esforço para fazer alguma tarefa que não gostamos de início


Depois fizemos a dinâmica dos balões. Cada um deveria encher um balão, jogá-lo para o alto e não deixá-lo cair. Cada um poderia da apenas um tapa no balão e todos deveriam flutuar. Diversão na certa!



Depois falamos sobre as explorações pela cidade e quais lugares deveríamos visitar primeiro. A lista foi longa, mas decidimos que o Memorial da América Latina com a Exposição GUERRA E PAZ do Portinari seria importante para todos.

Expliquei para todos o que é um FlashMob e sobre o que é uma intervenção na cidade. O grupo gostou da ideia e ficou acertado que começaríamos a bolar o evento.

Para finalizar conversamos sobre o bairro em que vivemos. Quais dificuldades, acertos, lugares bons e lugares ruins e porque são bons e/ou ruins. Da importância de valorizar o bairro onde residem bem como pensar estratégias para melhorá-lo. Saímos por algumas ruas fotografando o que era considerado como referência e o que precisava de melhor atenção. Antes expliquei para todos sobre os planos de uma fotografia: desde os quatro pontos referenciais de Da Vinci até a descentralização da foto proposto pela propaganda atual.

No Terceiro dia: começamos falando sobre o dia anterior.



Em seguida começamos pensar o Programa Jovens Urbanos. Fizemos um enorme P, J e U e começamos as tarjetas de acordo com a referência de cada letra. Sendo o P o que o programa pode oferecer, J o que o jovem pode oferecer e U o que podemos fazer juntos.














Nenhum comentário:

Postar um comentário