terça-feira, 29 de maio de 2012

PROGRAMA JOVENS URBANOS - TARDE - 1º DIA

Confesso que estava super afim de conhecer minha turma, talvez mais do que os próprios alunos. Tinha elaborado uma super aula (pelo menos na minha cabeça, hehehe) e estava ansioso.

De início fizemos uma roda para explicar o Programa para todos. Dizer quem eu sou e quais possibilidades podiam esperar de mim.

Em seguida propus uma dinâmica em duplas para um tentar adivinhar os gostos, o jeito do outro, mas o ouvinte não poderia dizer nada: nenhuma pista sobre as "adivinhações"; em seguida, invertemos as duplas. Paramos para discutir sobre os acertos e os erros e quão é necessário não fazer préconceitos sobre os outros.

Na dinâmica seguinte fizemos um grande nó entre a turma e eles tiveram que buscar estratégias para solucionar o problema. Na última dinâmica do dia fizemos uma espécie de quiz ou jogo da verdade. Cada um recebeu uma folha sulfite e canetinhas; desenharam um boneco e em cada parte do boneco tiveram de responder algumas perguntas:


Grupo com ideias parecidas: gosto pelo debate
dinâmica sobre as partes do corpo


OLHOS: as coisas que viu e mais o impressionou
BOCA: coisas que se arrependeu ao longo da vida
CABEÇA: ideias das quais não abrem mão
CORAÇÃO: grandes amores, paixões
MÃOS: ações inesquecíveis que realizou
PÉS: piores enrascadas em que se meteu






Momento de concentração para responder 


O resultado foi surpreendente e muito bom. Senti que naquele momento aquele grupo estava coeso, unido. Porque na fala do outro, outros se reconheceram e foram estreitando laços.


Nenhum comentário:

Postar um comentário